30 outubro 2015

HALLOWEEN: FOLCLÓRICO OU DEMONÍACO?


1. A ORIGEM 

O dia 31 de outubro é a data de comemoração do ano novo dos celtas, antigo povo da Grã-Bretanha. Eles criam que dia 31 de outubro, iniciava o reinado Sanhaim, o deus do mundo natural e sobrenatural. Então a partir de 1º de Novembro os espíritos dos mortos eram liberados para visitar o mundo dos vivos. Para os Celtas, a noite de 31 de outubro era de horror, fantasmas, maus espíritos, demônios. Homens e mulheres eram aprisionados em grandes caixões de madeira cheios de palha e depois incendiados. Depois as cinzas eram usadas nos cultos entre os celtas. A cor laranja representa o outono e a cor preta, a morte. 

2. OS DRUIDAS 

Os druidas eram sacerdotes celtas. No dia 31 de outubro iam de casa em casa para pedir comida para os espíritos dos mortos, aqueles que se negavam, eles amaldiçoavam, por esta razão eles se mascaravam para não serem identificados depois. Iam munidos de um nabo oco que eles acreditavam ser habitado pelos deuses que criam. 

3. DIA SANTIFICADO POR DECRETO 

No século VIII, o Papa Gregório III em um esforço para que o povo deixasse de realizar esse festival ao deus da morte mudou o Dia de Todos os Santos de 13 de maio para o dia 1º de novembro. O Dia de Todos os Santos honrava os mártires da perseguição de Roma. No entanto não funcionou. Nunca serve cristianizar uma festividade pagã. 

4. O NOME 

O nome Halloween provém do fato mencionado anteriormente. Todos os Santos em inglês era “All Hallow”, ou “all holy”. Com o tempo, agregou-se a terminação “en”, uma abreviatura de “evening”, que significa anoitecer, momento em que começa a festividade. Daí o nome “Halloween”. 

5. A FESTIVIDADE CHEGA À AMÉRICA 

A América do Norte desde a colonização foi declarada uma terra onde se respeitariam todas as crenças religiosas, no qual o Estado não poderia interferir na vida pessoal de nenhum ser humano. Assim, as festas dos druidas foram implantadas. Entretanto, isso não ocorreu antes de 1848, quando, devido a uma grande fome que sobreveio à Irlanda, e milhões de irlandeses que emigraram para a América do Norte não eram cristãos, esse costume se implantou no Novo Mundo. Os irlandeses trouxeram com eles as festividades Druidas. Na América, em substituição aos nabos, incorporaram às festividades, as abóboras. Esvaziavam-nas e convertiam-nas em lanternas, com velas dentro, e com elas iluminavam suas reuniões. Essa prática segue até hoje. 

6. O QUE NOS DIZ A BÍBLIA? 

Em Jeremias 10.2, lemos: “Não aprendais o caminho das gentes”. Uma pessoa que deseja agradar a Deus deveria dedicar seu tempo e apoio a celebrações como esta? Deveria permitir que seus filhos participem nas atividades populares relacionadas com esse festival pagão? Estamos cultivando os frutos do Espírito ou permitimos que ocasiões como esta nos façam cultivar uma tendência à idolatria, inimizade, luta, ciúmes, ódio e egoísmo (Gl 5.19-23)? O Halloween promove o amor a Deus e a Seu Filho Jesus ou nos envolve com demônios, bruxarias e uma quantidade de outras atividades que são especificamente condenadas na Bíblia? O Halloween nunca foi uma festividade cristã e não deve ter lugar na vida de um cristão. Na verdade, fere ao Senhor e é uma abominação. Vemos que sua história é claramente pagã, e que a expressão moderna também o é. Devemos orar e buscar ao Senhor, aprender a nos posicionar a favor daquele que deu sua vida por nós, Jesus. 

Leia na sua Bíblia 

Oséias 4.6; Deuteronômio 18.9-14; Tiago 1.27; Filipenses 4.8; Deuteronômio 7.25-26; 1 Tessalonicenses 5.21-23; 1 Coríntios 10.19-23

3 comentários:

Nelson Nincao disse...

Gostei. Bem resumido e esclarecedor.

Eduardo disse...

O conhecimento nos ajuda a entender e termos base de confrontar e esclarecer os leigos.

Gisa disse...

Excelente texto!