30 outubro 2015

Eu quero morrer!

Você me escreveu: "Eu quero morrer." Somente isto: "Eu quero morrer". Fiquei aliviado, porque é melhor receber uma mensagem de alguém dizendo que quer morrer do que "eu quero me matar." Sabe, muitas vezes também pensei e do fundo do meu coração também disse que queria morrer. Até hoje, de vez em quando, me escuto dizendo, eu quero morrer... Mas, de fato, eu quero viver... Eu quero mesmo é viver! E você tem milhares de motivos para querer viver também.

O Amor de Deus é a maior razão para você querer viver! O que Jesus Cristo fez na cruz, dando Sua vida por ti e por mim, e Sua ressurreição dentre os mortos... Oh! Que motivo extraordinário! Nosso coração deve ficar agradecido, mesmo que seja inicialmente só um pouquinho, mesmo em meio às lágrimas, tristezas profundas e até sofrendo dura depressão! Jesus venceu a morte com a morte para que possamos viver. Jesus não queria morrer, por que eu e você quereríamos? Jesus suportou a cruz pela Alegria que lhe estava proposta. Ele sabia: "Sofrimento, dor, humilhação, escárnio, miséria, maldição, pecado, injustiça de todo o tipo hoje, até anoitecer, mas pela alegria que Me está proposta vou suportar tudo isto, passarei por esta noite, silenciosamente. É duro, mas tudo isto vai passar."

Eu sempre digo com meus 52 anos de idade, que daqui a 50 anos, 70 anos, todos os meus problemas não existirão mais, nenhum deles, todos vão passar! E se você parar completamente para observar cada detalhe de tudo ao seu redor, uma folha que cai da árvore, uma gota dágua que vagarosamente cai da torneira, enfim, observando milhares de detalhes, você vai ficar vislumbrado e vai querer viver, definitivamente. Coisas simples nos inspiram viver, essas coisas que passam desapercebidas. A atenção aos incômodos que parecem salientar nosso sofrimento e desconforto nos afligem e ignoramos o que chamamos de detalhes da vida. Para Deus nenhum detalhe é apenas um detalhe! Há sempre um passarinho cantando feliz da vida é uma criança sorrindo ao nosso redor! Vai perceber ainda que apesar de não entendermos todo o sofrimento que permeia nossas vidas, tudo isto está também sob os cuidados de Deus. Mesmo sendo corroído por um cancer, dilacerado pela tragédia, em dores excruciantes e em total desespero pela dor, sempre encontrei em leitos velhinhos e velhinas dizendo: Como é bom viver! Oh! Que visão perfeita! Eles, todos eles, mesmo ao ponto de verem a Glória e a manifestação dos filhos de Deus, queriam viver!

Por que eu sei que todo o sofrimento não é ignorado por Deus? Porque vai passar! As crianças que falecem de fome, os guetos sujos de cidades que convivem com a violência na pior de suas versões. E todos estes estão lutando para sobreviver porque apesar de tudo querem viver. Porque foi com sofrimento que Jesus nos trouxe cura e paz, foi morrendo que Ele nos deu a vida eterna! Porque o sofrimento presente é algo tão passageiro e êfemero comparado com a Glória que há de vir! 

Dar importância exagerada às minhas dores presentes vai me roubar a verdadeira experiência do que a vida é, mesmo desta vida que é passageira, e ofuscar a percepção de uma eternidade que já comecei a viver, a nova terra e os novos ceus onde não haverá mais dor e todas as minhas lágrimas serão enxugadas pelo Senhor. Agora é viver o passageiro sem valorizar muito o sofrimento. Agora é tempo de desprezar a afronta, o escárnio e a indiferença. Morrer? Quando Deus quiser! Você disse: Eu quero morrer! Eu desejo, de coração, que você diga comigo: Eu, eu quero viver! "Não morrerei, mas verei a bondade do Senhor na terra dos viventes." Comecei a ver a bondade do Senhor quando soube que mesmo querendo morrer, sempre amanhecia! E continuava vivo! E eu continuo vivo! Você também!

Josimar Salum
Editado nesta data
Publicado originalmente em 24/04/2009

Nenhum comentário: