16 dezembro 2015

Estudo / Esboço O Reino De Deus - Dr. Russell Shedd


Introdução

No AT, não se encontra a frase, “Reino de Deus” e nem “dos Ceus”.  Por outro lado temos muitos textos que mostra que Deus reina sobre sua criação.

A reação do Senhor diante do pedido por um rei da parte de Israel em 1 Sm mostra que o conceito de Israel ser o Reino de Deus na terra, era forte.

A promessa dada a Davi em 2 Sm 7. 14,15 mostra como a vinda dum  descendente de Davi reinaria sobre o povo de Deus para sempre, “Eu serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir; castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de
Saul... Porém tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.

Deus reina nos Salmos

Mas o que nos interessa seria a visão escatológica do Reino que Marcos mostra isto é que Jesus veio para libertar seu povo do exílio.

Cita Isaias 40.3 e Malaquias 3.1 que ele identifica com a vinda de Elias. Que prepara na pessoa de João Batista para a vinda do Messias que guiará o povo num êxodo para a Jerusalém restaurada. As boas novas do reino são anunciadas por Jesus como o Servo deveria fazer segundo. Isaías 52.7

Um reino vindouro – Dn 2:44 Mas, no dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído: este reino não passará a outro povo: esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.”

Jesus veio pregando o reino – “basileia”.

Significado – não território – mas lealdade e atitude distinta.

Zc 9:9 O teu Rei vem montado um jumento – Mt 21:5; Jo 12:15 Disse que o reino está próximo – João Batista disse em Mt 3:2 “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”

Jesus, após o batismo, “Daí por diante passou a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”

Condições de entrar no Reino

Pobreza de espírito – Mt 5:3 Como criancinha . Em Mc 10.15 “Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele”.

Mt 11,28-29 mostra precisamente que o discipulado quer dizer aprender de Jesus como ser humilde e manso para achar o descanso do Reino.

Novo Nascimento – Jo 3:5 Quer dizer nascer do Espírito pelo qual esta renovação de natureza ocorrerá.

Tg 2:5 – Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam.”

Entrar no Reino futuro – At 14:22 sofrimento e tribulação.

Lc 9:62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Mt 19: 12 “Porque há eunucos de nascença; e há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus.”

Caráter dos Súditos do Reino

Mateus 5:1-16 mostra os requisitos de arrependimento e santidade.- não está longe da descrição do reino por Paulo em Rm 14.17, Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo

Os pobres de espírito
Os que choram
Os mansos
Os que têm fome e sede de justiça
Os misericordiosos
Os limpos de coração
Os pacificadores
Os perseguidos por causa da justiça
Eles são o sal e luz da terra.

II. Inauguração do Reino “

A. Presente em Jesus – “Se porem eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós” Comp. o fato que Jesus viu Satanás cair do céu como relâmpago (10:18).

Observa Prof. Thielmann, Jesus, dentro dos moldes que Isaías trata da maneira que Deus lutaria contra os inimigos do seu povo (Is 40.10; 42.13-17 etc.) e guiá-lo pelo caminho de volta a Jerusalém (8.27-11.1), ele conduz o seus discípulos elo “caminho” para Jerusalém. Ele vence os demônios (1.16-8.26), ele dá visão ao cego (8.22-26; 10.46-52) cura o surdo (7.31-37; 9.13-29), fortalece o coxo (2:1-12).

Marcos entende que a proclamação sobre o Reino de Deus e o estabelecimento desse Reino mediante exorcismos, curas, e alimentação de multidões serviam de sinais estava restaurando o seu povo.

Lucas 17.20, Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência, Nem dirão: ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (no meio de vós seria a
tradução mais provável).

B. Entronização de Jesus na cruz – sua glorificação - Jo 12:31

C. Jesus disse na última ceia que não participaria desta páscoa até que ela se cumpra no reino de Deus (Lc 22:16)

III. Natureza do Reino – nas parábolas

A. A semente que o Semeador semeia é a “palavra do reino” (Mt 13:19)
1. Corações duros – “o caminho”
2. “Solo rochoso- ouvem com alegria mas não tem raiz.
3. “Nos espinhos”- são os que são sufocados com os
cuidados e riquezas que sufocam a palavra.
4. Boa terra – frutifica – cem, sessenta, trinta.

B. O reino é como um homem que semeou boa semente no seu campo: Mt 13: 24-30
1. Joio foi semeado pelo inimigo – os dois – o joio e trigo cresceram juntos.
2. No juízo serão separados. Os feixes de trigo para o celeiro
e o joio para queimar.

C. O reino é como um grão de mostarda – Mt 12: 31s.

D. O reino é semelhante a fermento escondido numa massa.- 13:33

E. O reino é semelhante a um tesouro oculto em um campo – 13:44

F. O reino é como uma pérola de grande valor – 13:45,46

G. O reino é como uma rede que recolhe peixes de toda espécie – 13: 47-50

“Então lhes disse: Por isso todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito cousas novas e cousas velhas.”(13: 52).

B. Ressurreição – At 1:2,3 Jesus ensinou durante 40 dias cousas ‘concernentes o reino”.

Poder
Mt 28:18 – exousia – fazei discipulos ate os confins do século (aion).

At 1:8 “Recebereis poder”(dunamis) e os discípulos serão testemunhas do Senhor Jesus – nõa responde à pergunta quando será inaugurado o reino.

Mt 24:14 – O evangelho do reino será pregado em todas as nações.

At 20:24,25 Testemunhando o evangelho da graça de Deus – agora sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto.”

At 26:18 ...Para os quais eu te envio, para lhes abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam ele remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.”

Cl 1:13 “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para a reino do Filho do seu amor.” O Reino do Filho é o mesmo Reino de Deus.

I Co 15:24-28 Ele reinará até que ponha todos os inimigos debaixo dos seus pés.

Apoc. 11: 15 “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos...

v. 17 “Graças te damos, Senhor Deus, Todo-poderoso, que és e que eras, porque
assumiste o teu grande poder e passaste a reinar...” Veja a exaltação do Senhor Jesus em Atos 2.36.

Apoc. 20:4 Vi tronos e nestes sentaram-se aqueles aos quais fui dada autoridade de julgar. ...Os que não receberam a marca na frente e na mão ...e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.”

Reino de Deus futuro
1. “Venha o teu reino” Mt 6: Lc 11:2.

Lc 17:20 “...Não vem o reino de Deus com visível aparência. (com exércitos e domínio político humano).

O Reino no AT

a. .Isaías prediz um estágio futuro muito mais glorioso do que agora vemos no período da Igreja – 65:20.

b. Restauração das condições do início – Is 11:6-9 e em vv. 10-11 as nações estarão – não dá a impressão que o estado eterno tivesse começado.

Não seria justamente o que Pedro disse em sua mensagem no templo, pedindo o arrependimento dos judeus para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade” Atos 3.19-21.

c. O reinado de Salomão passa a descrição do reinado do Messias em Sl 72:8-14 até as extremidades da Terra”

d. Zacarias fala de um futuro em que grandes transformações ocorrerão na terra – 14:5-17.

2. At 1:6 “Então os que estavam reunidos lhe perguntaram, Senhor, será este o tempo em que restauras o reino a Israel?”

3. At 14:22 ...”através de muitas tribulações entraremos no reino.” Corresponde a “herdar o reino”

4. Mt 19:23 “Então disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.”...v. 28 Em verdade vos digo que vós os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.”

Apoc. 20 fala de tronos depois da tribulação (promovida pelo Anticristo) em que os mártires reinarão depois da 2a ressurreição e a vinda de Cristo.

Reino Presente

1. Confessar Jesus como Senhor – serás salvo – Rm 10:9

2. Jesus foi exaltado ao trono do Pai “à destra de Deus”(Ef 1:19-23). Todos os que morreram e ressuscitaram com Ele também ocupam o trono com ele.( Ef 2:6)

3. Está reinando agora, e continuará a reinar até que coloque todos os seus inimigos debaixo dos seus pés. (1 Co 15.24-28) cumprindo o propósito que Deus teve na criação de Adão.

Geral

Lc 17:21
Jo 3:5
Jo 18:36
Rm 14:17
1 Co 4:20; 15:50


Nenhum comentário: