27 julho 2007

Vaticano Define Igreja Católica Como "Única De Cristo"

Por Esaltino Gomes Coelho Filho

Esta notícia veio na Internet. Eu disse: "Pouco se me dá", e ignorei a questão... Mas seis membros da Igreja me enviaram a notícia, pedindo que eu comentasse.

O trecho mais intrigante (de autoria do Papa Bento XI) é este: "Cristo constituiu sobre a terra uma única Igreja e instituiu-a como grupo visível e comunidade espiritual, que desde a sua origem e no curso da história sempre existe e existirá", diz o texto. "Esta Igreja, como sociedade constituída e organizada neste mundo, subsiste na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele."

Não discuto os argumentos de Roma, mas a questão bíblica. É impossível reconhecer a Igreja Católica Romana no Novo Testamento. Ela é a culminância de uma série de desvios teológicos, heresias e afastamento da Bíblia. Seu domínio sobre as demais se deu por motivações políticas e econômicas, não espirituais. A história não comporta aqui por espaço. Mas algumas respostas devem ser dadas por quem pretenda ser a Igreja Católica a única Igreja (na realidade, ela está bem distante do conceito bíblico de Igreja).

Eis as questões:1. No Novo Testamento, "Igreja" nunca é uma instituição, mas sempre gente, o ajuntamento de salvos pela fé em Cristo. No conceito católico é uma instituição, ela.2. No Novo Testamento, a salvação é pela fé em Cristo, só. Para a Igreja Católica, ela é a mediadora da salvação. "Fora da Igreja não há salvação" é seu ensino. "Fora de Cristo não há salvação", diz a Bíblia. Veja Atos 4.10-12, entre muitos. “...Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno… em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.” Para a Igreja de Roma vem pelas obras que ela ministra (incluindo os sacramentos).3. No Novo Testamento, a salvação vem pela graça de Deus, por meio da fé em Cristo. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2.8-9).

4. Para a Bíblia, a adoração de imagens é pecado e blasfêmia. Veja-se Êxodo 20.4-6: “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos” e Levítico 26.1: “Não fareis para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem esculpida, nem coluna, nem poreis na vossa terra pedra com figuras, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus.”

A distinção entre dulia (veneração e respeito às imagens) e latria (culto) é sem sentido. A Bíblia proíbe até mesmo fazê-las. E as pessoas adoram mesmo a imagens.5. Os santos intercessores, atendedores de oração, e a mariolatria tornam a Igreja Católica mais perto do velho paganismo romano, com seu panteão de deuses, que do ensino bíblico. Como explicar tantos intercessores, à luz da Bíblia: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1 Tm 2.15). Maria não é medianeira, o papa não é, homem algum é, Igreja alguma é. Só Cristo.6. A Igreja verdadeira tem Cristo como único Senhor e Salvador, a Bíblia como regra de fé e prática, obedece aos ensinos de Jesus. É a que não impede casamento de seus oficiais, pois a Bíblia diz: "É necessário que o bispo seja (...) casado (...) governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição" (1 Tm 3.2-4).

É a que sabe que proibir o casamento é dar "ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios..." (1 Tm 4.1-5). A Igreja Católica está distante da Bíblia e é reprovada por ela.Poderia listar outros pontos... O Vaticano... deveria voltar à Bíblia, deixar a idolatria, deixar o paganismo. Todos, inclusive a Igreja Católica, lucraremos muito. Ela colocaria toda a sua força e poder econômico na pregação do Evangelho, e não no seu desejo de domínio. Que bênção isto seria!

2 comentários:

Anônimo disse...

RESPOSTA : E no versículo seguinte : "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as BOAS OBRAS , as quais Deus preparou para que andássemos nelas."


"Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma." Tiago 2,17)




RESPOSTA:Não pode É adorar imagens :




No Templo de Salomão havia várias imagens :1 Reis 6,23-29.



RESPOSTA: "Isto é bom e agradável diante de Deus , nosso SALVADOR . Ele deseja que todos os homens SEJAM SALVOS e cheguem ao conhecimento da verdade . Porque um é Deus , um também o mediador entre Deus e os homens , um homem : Cristo Jesus . "


(1 Timóteo 2,3-5) . Então o que está em foco nestes versículos ? A Salvação! É somente Jesus Cristo que salva. . É isto que quer dizer estes versículos . Mas isto impede que alguém aqui na terra interceda por outra pessoa junto a Cristo para pedir algum favor ? De modo algum :

"No mais , irmãos , orai por nós , para que a palavra do Senhor seja difundida e glorificada como foi entre vós. " ( 2 Tessalonicenses 3,1).

”Com orações e súplicas de toda a sorte , orai em todo tempo, no Espírito, e para isso vigiai com toda perseverança e súplica por todos os santos.”(Efésios 6,18).

Isso impede que os que já estão no céu intercedam por nós junto a Cristo ? De modo algum : "...E os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro , tendo cada um sua cítara , e taças de ouro cheias de perfumes que são as orações dos santos . " (Apocalipse 5,8).


http://www.psleo.com.br/ecu_com_santos.htm



ESALTINO : "É necessário que o bispo seja (...) casado (...) governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição" (1 Tm 3.2-4).


RESPOSTA : Alguns grupos interpretam erroneamente que o Apóstolo Paulo estaria afirmando que o epíscopo tem que ser casado , mas esta interpretação é falsa , já que o Apóstolo Paulo era celibatário , então não faz o menor sentido que ele tivesse mandado que o epíscopo tivesse que ser casado . O mais provável é que quando ele fala : “ irrepreenssível , esposo de uma só mulher...” , é que o epíscopo teria que ser irrepreensível e não poderia ser ninguém que fosse polígamo (teria mais de uma mulher) , ou que vivesse em concubinato.


O Celibato dos Sacerdotes não é Dogma de fé e sim norma disciplinar da Igreja , e há apoio Bíblico para isto, onde Jesus mesmo fala de sua importância :”Com efeito, há eunucos que nasceram assim, do ventre materno . E há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens . E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem tiver capacidade para compreender , compreenda !” (Mateus 19,12).

O Apóstolo Paulo , que era celibatário, também afirma :”Contudo, digo aos celibatários e ás viúvas que é bom ficarem como eu.”(1 Coríntios 7,8).

“Estás ligado a uma mulher ? Não procures romper o vínculo. Não estás ligado a uma mulher ? Não procures mulher.”(1 Coríntios 7,27).

O celibatário cuida das coisas do Senhor , enquanto o casado fica dividido:”Eu quisera que estivésseis isentos de preocupações . Quem não tem esposa, cuida das coisas do Senhor e do modo de agradar ao Senhor. Quem tem esposa, cuida das coisas do mundo e do modo de agradar á esposa , e fica dividido. Da mesma forma , a mulher não casada e a virgem cuidam das coisas do Senhor , a fim de serem santas de corpo e de espírito . Mas a mulher casada cuida das coisas do mundo ; procura como agradar ao marido. “(1 Coríntios 7,32-34).

Anônimo disse...

Gostaria de fazer um pergunta para o Guilherme que postou um comentário.

Prova para todos os leitores deste blog o que Don Richardson escreveu é mentira. O que Don Richardson escreveu está estampado para o mundo ver. Então é melhor você meditar no que ele escreveu do que simplismente criticar. Don Richardson teve coragem de falar a verdade, e falar a verdade doi.

Pensando bem, todos nós deveríamos ser como Don Richardson de expor a verdade e não nos calarmos.

Fica aqui esta minha palavra.