30 março 2009

O ESPÍRITO DE JESABEL NAS ORGANIZAÇÕES

O ESPÍRITO DE JESABEL NAS ORGANIZAÇÕES
Daisy Araujo - Email: daisy.araujo@terra.com.br

Pensar a empresa seguindo determinado paradigma é útil e adequado, mas pensá-la em termos de valores parece ampliar bastante esta visão e com isso podemos perceber com mais clareza os fatores que influenciam a motivação,isto é, o quanto as pessoas se dão para a empresa. Percebi que a maioria dos fatos que aconteciam e freavam o crescimento das pessoas na empresa eram os 7 Pecados Capitais.

O espírito de Jesabel é uma referência à uma rainha, a rainha Jesabel, mulher do rei Acabe. Jesabel era uma mulher rebelde, manipuladora. Este é um “espírito” que leva as pessoas a se utilizarem táticas dominadoras e intimidativas para controlar e dominar outras pessoas. Jesabel não consegue ter um relacionamento sadio com ninguém que ela não possa manipular e dominar. Ela comete alguns dos 7 Pecados Capitais na sua “vida profissional” lembrando que a idéia de pecado neste texto não tem conotação religiosa. Pecar vem de "pecare" que significa "errar de alvo". Sempre que "pecamos", erramos de alvo. Conhecer quais são os 7 pecados capitais, suas conseqüências nas organizações , nos relacionamentos e exemplificá-los é o objetivo desta reflexão.


Quais são os “pecados capitais ” deste tipo de pessoa?


SOBERBA OU ORGULHO: É o brio, a altivez, a soberba. A sensação de que "Eu sou melhor que os outros" por algum motivo. Isto leva a ter uma imagem de si inflada, aumentada, não correspondendo à realidade. Surge com isso a necessidade de aparecer, de ser visto passando inclusive por cima de padrões éticos e vendo os outros colaboradores ou colegas minimizados. Podemos criar a imagem de pavões relacionando-se na empresa o que certamente trás resultados desastrosos. Podemos citar o exemplo de gestores que tomam determinadas decisões por questões de orgulho pessoal ferindo muitas vezes as metas organizacionais mas com o único objetivo de dar vazão a este sentimento.

§ Acreditar na sua superioridade é negar as próprias falhas. A soberba se manifesta no trato com os colegas, julgando-se superior a eles, seja pelo salário, seja pela posição que ocupa. Lembre-se de que amanhã esses colegas podem estar ocupando a sua posição e você a deles.

§ Uma das manifestações deste “pecado” é a arrogância.

§ Jesebel é “chefe” mas não é “líder”: Qual a diferença?

Ø O Chefe usa o poder conferido pela empresa ao cargo que ocupa. Você acredita no velho ditado: “ Manda quem pode, obedece quem tem juízo?” Se sim, você pensa apenas como chefe. O chefe quase sempre utiliza a Influência direta determinando ou impondo ao outro o que deve ser feito. E a percepção do subordinado? Com relação ao Chefe, normalmente o subordinado vê a influência direta como autoritarismo: “João, quero o relatório às 16 horas de hoje”; e a influência indireta, ou seja, a tentativa de persuasão, vê como manipulação, “João, que tal você sair mais tarde hoje e terminar o relatório”.

Ø O Líder além do poder da posição, usa bastante o poder pessoal. É o poder conferido pela equipe. Quase sempre o Líder conquista a confiança e a aceitação do outro para ser influenciado e utiliza a Influência indireta persuadindo o outro, através de argumentação, a fazer, querer ou pensar algo. Com relação ao Líder Chefe, o subordinado vê sua influência indireta como sendo de alguém assertivo e que apesar de determinar, aceita negociar se o subordinado tiver bons argumentos:EX\: “João, você deve entregar o relatório até às 16 horas de hoje, pois, o Diretor o usará para tomar uma decisão importante”. A influência indireta, ou seja a persuasão, usada pelo Líder cria um clima de abertura, dando ao subordinado a oportunidade de se posicionar, de avaliar suas dificuldades e facilidades e dar respostas variadas.Ex: João, quais alternativas que você tem para terminar o relatório antes das 16 horas?

¨ O subordinado aceita a influência do apenas Chefe por uma única razão: porque é responsabilidade do seu cargo. Se não o fizer poder ser demitido.

¨ O subordinado aceita a influência do Líder Chefe e faz VOLUNTARIAMENTE o que deve ser feito, por duas razões: (1a) porque é responsabilidade do seu cargo (2a) porque quer fazer. Esse é o caminho para o comprometimento da equipe.

¨ O funcionário do Chefe é subordinado.

¨ O funcionário do Líder Chefe é seguidor.

A AVAREZA : Define-se como estar excessivamente apegado a alguma coisa levando a um grande medo de faltar, uma percepção de escassez. A avareza pode ser percebida no cotidiano das empresas levando ao slogan: "Não tenho confiança em ninguém" logo terei avareza com as informações que me chegam as mãos, com a expressão dos sentimentos e opiniões em relação aos projetos que estou envolvido, etc. Economizo pensamentos, sentimentos e ações pois não consigo lidar com a diversidade, com a transparência entrando num clima defensivo. Em termos de gestão de pessoas podemos apontar a tendência à centralização como gesto avarento nas organizações.

§ Na avareza, transfere-se o amor-próprio para os objetos, apegando-se às coisas materiais e evitando-se gastá-las. São sinais de avareza: não dividir seu espaço ou material de trabalho. Procure treinar na empresa, emprestando ou doando o que vc tem, afinal você também pode precisar.


A INVEJA: É o desgosto ou pesar pelos bens do outro, a dificuldade de admirar o outro, o sentimento de injustiça .O slogan que define a inveja é : Ele é mais do que eu, também quero" a inveja nos faz perder o contato com nossas reais possibilidades. Nas organizações podemos entender quando não há apoio das chefias para determinados projetos, quando alguém tenta apagar o seu "brilho", vemos também a procrastinação e os processos de "fritura", geralmente quando o discurso é de um jeito e as ações não são coerentes com ele. Esses pecados não são claros , não são declarados . O que deixa a inveja bem caracterizada é a sua expressão pelo comportamento não verbal, o olhar, principalmente. Não devemos confundir a competição com a inveja. Esta última é um sentimento negativo que pode transformar o processo de competição em algo destrutivo..

§ O invejoso costuma dar palpites nos projetos dos outros (porque os julga melhores que os seus) rivalizar com as outras áreas, achar-se sempre injustiçado, acreditar que as piores tarefas são sempre as suas etc. Sentimentos que mostram a insegurança.


A IRA : Tem como sinônimos a raiva, a cólera, agressividade exagerada. Se pararmos para observar, encontraremos nas empresas várias cenas que ilustram esse pecado. As origens da ira podem ser por meticulosidade, por perfeccionismo ou até mesmo por desqualificar nossa capacidade de solucionar problemas bem como a importância desses problemas. Basicamente a atitude mental que está por trás da ira é "quero destruir’ ou”eu quero e você deve". Como ficaria esta atitude em termos de gestão ? Como será o processo de tomada de decisão sob o impacto da ira ? Certamente o mais destrutível possível, com ranço de autoritarismo, desrespeito e baixo clima de confiança mútua entre o gestor e sua equipe.. Uma maneira de detectarmos a manifestação da ira é observar a destruição do patrimônio da empresa bem como a expressão facial das pessoas. Por baixo de toda ira quase sempre detectamos medo: de errar, de expressar-se de outra maneira,de perder espaço,etc. Ao invés de tremer as pessoas atacam para defender-se de seus fantasmas

§ A falta de equilíbrio é contraproducente em qualquer situação. Profissionais que costuma ter acessos de raiva precisam buscar formas civilizadas de expor as suas idéias sob pena de não serem ouvidos. Jogar um objeto para o alto ou dar um murro na mesa pode resultar até mesmo em demissão.


A LUXÚRIA: É definida como uma impulsividade desenfreada, um prazer pelo excesso, tendo também conotações sexuais. Nas empresas este pecado é identificado pelo assédio sexual: em nome da posição hierárquica "Desfruto do poder de dominar." Aparece com isso a grande dificuldade de relacionamento entre homens e mulheres nos ambientes organizacionais, reforçando heranças culturais arraigadas bem como dificuldades emocionais de expressar a afetividade de forma saudável.

§ Além de colocar seu emprego em risco, neste caso, você corre o risco inclusive de enfrentar ações judiciais.

§ As mulheres quando manipulam e controlam o fazem sem usar força física – usando táticas sexuais para seduzir, conquistar, manipular


A GULA: No sentido literal, gula é o excesso no comer e beber,na sua simbologia maior significa voracidade.A característica da gula é engolir e não digerir.A gula pode ser entendida como gula intelectual inclusive, o sentido que está por trás da gula é o de estar funcionando abaixo das nossas potencialidades. A sensação é de que não estamos fazendo tudo que o nosso potencial permite, que estamos vivendo sem atender nossas expectativas. A atitude mental básica é : necessito aprender tudo.Um exemplo da gula nas organizações é quando se compram equipamentos de última geração desnecessariamente ou quando os gestores centralizam o processo decisório e as informações visivelmente observado nas mesas cheias de papéis.A gula vai influenciar tanto nos relacionamentos quanto na produtividade das pessoas

§ A “gula” não se manifesta apenas em condutas exageradas ligadas à alimentação. O “guloso” se excede ao falar dos outros, comentar projetos alheios, exagerar nos seus feitos. É possível evitar esse pecado transformando-o em ações competitivas saudáveis e buscar maiores desafios


Faz-se necessário perceber de forma ampliada os fatores que influenciam a gestão de pessoas nas organizações e o seu grau de maturidade para compreender melhor os processos decisórios, a motivação e a qualidade de relacionamento.

Os fatores culturais, os paradigmas administrativos bem como a saúde emocional das pessoas que trabalham juntas parecem somarem-se num todo coerente e explicativo para o grau de desempenho e competências exigidos no modelo de gestão atua.

Os sentimentos envolvidos nos Pecados Capitais por si só não são negativos. O negativo é alimentá-los e agir sob o efeito deles não os combatendo nem trazendo novas alternativas de comportamento, minando com isso o crescimento e o fortalecimento das competências dentro das organizações.


Bibliografia:

1. O Espirito de Jesabel Josimar Salum Jan 26, 2009
http://jsalum.blogspot.com/2009/02/o-espirito-de-jesabel.html

2. Você é líder de sua equipe? Revista Vidroplano, março/03

3. OS 7 PECADOS CAPITAIS NAS ORGANIZAÇÕES - Lúcia G. Monteiro é psicóloga, pós graduada pela FGV,Mestranda em Gestão Estratégica, Diretora da VISÃO CONSULTORIA, com experiência em treinamento motivacional de equipes, liderança e diagnósticos. luciagmonteiro@oi.com.br

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