18 janeiro 2012

Vende-se um cantor Gospel

By Pr. Marcos Góes

'Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras.' Ezequiel 28:16

Eles estão por toda a parte e são fáceis de achar. Para todos os gostos e estilos, são capazes de trazer entretenimento a todo o tipo de pessoa ou culto, quer tradicional ou pentecostal. Contextualizados e treinados nos “chavões” e no “evangeliquês” convincente, eles contagiam de maneira eletrizante as multidões e são capazes de envolver a muitos numa atmosfera religiosa em nome de Deus. Para contratar os seus serviços não é tão simples assim, requer o cumprimento de uma gama de exigências, procedimentos inimagináveis que contando é impossível de se acreditar. Grandes somas em dinheiro, toalhas brancas, carros conversíveis ou limusines, hotéis do mais alto padrão e número exigido em cada culto, para que a audiência não seja medíocre, são algumas das exigências solicitadas (não generalizando) por grande parte deles. Num resumo bem rápido, é este o perfil dos cantores “gospel” que perfazem nosso cenário musical evangélico do Brasil.

Conheci o meio da música cristã em tempos remotos, lá pelo final da década de 70 e início da de 80, através de um cara magro, camisa semiaberta mostrando o peito cabeludo, com uma única mochila nas costa e um violão: Janires era o nome dele. Este veio a ser mais tarde um dos meus mentores e também meu padrinho da casamento. Líder do Rebanhão, toda a semana eu viajava com ele para as maiores aventuras que já vivi na vida em termos de evangelização comprometida com o Reino de Deus. Saíamos à noite em cima de um caminhão cheio de caixas de som rumo aos teatros do Rio de Janeiro para fazermos um culto. O que eu fazia? Eu era o carregador de caixas: põe no caminhão, desce do caminhão...

Eu fazia isso muito feliz. Janires e o Rebanhão, juntamente com Helena Brandão (ex-Darlen e Glória), iam aos teatros falar do amor de Deus não só para o povo mais simples, mas, principalmente, para os artistas. Na plateia vi muitas vezes artistas renomados chorando ao ouvir a música e também o forte testemunho daquela mulher. Eu chorava também! Num canto do auditório, às vezes na penumbra, ficava imaginando se algum dia teria a oportunidade de fazer aquilo através da musica, falando do amor de Deus, e constatar muitos se entregando ao Senhor Jesus através do meu testemunho e da manifestação do Senhor Jesus usando a minha vida.

Janires morreu! O “pão com mortadela” (nossa janta muitas vezes), a boleia do caminhão, as caixas de som JBL pesadíssimas... Tudo isso se passou, mas algo ficou gravado com fogo dentro de mim: o forte testemunho daquele homem de Deus somente com as suas atitudes. Todas as vezes em que olhei para Janires, vi que ele não se preocupava com nada para si, as pessoas a sua volta vinham em primeiro lugar. Ao conversar com ele, você sentia sua enorme gratidão pela salvação de sua vida dada pelo nosso Deus, e por isso ele não parava de pregar esta maravilhosa salvação e graça sem requerer nada em troca. Sem casa para morar e muitas vezes dormindo lá em minha casa, sem sequer saber o que, e como, iria almoçar ou jantar no dia seguinte, ele foi para mim um grande exemplo de total dependência, compromisso e sinceridade no servir ao Senhor. Sem comprometimento com os homens, somente com Deus.



Percebeu o contraste? Entendeu qual o sentimento que habitava no coração de alguns dos principais iniciantes da música evangélica em nosso país? O amor era o combustível e a motivação. Ministério não é negócio, não é emprego! Não se negocia, não se vende, não se troca o Reino nem o dom que vem da parte de Deus! Coloquei o versículo de Ezequiel acima para alertar sobre a “multidão do comercio” a que o profeta se refere. A profecia contra o rei de Tiro do capitulo 28, e nada mais nada menos que direcionada ao próprio satanás, e porque ele negociou o que Deus lhe deu e caiu, pereceu. Sempre entendi e tenho muito temor a isso.

Não critico aqueles que recebem ofertas ou vendem os seus CDs nos eventos, pois também faço isso para manter o ministério e também sustentar a minha família. Mas transformar isso numa barganha, num mercado de venda do “quem dá mais”, na disputa do reconhecimento humano e da melhor performance, a fim de ganhar o mercado e assim obter maior lucro e status... Acho extremamente perigoso!

Continuarei guardando, Senhor, a tua palavra em meu coração (Salmos 119:11) e também a imagem dos olhos, palavras e atitudes de Janires, e perseverarei (ainda que venha a ser o último) a viver sem me corromper, sendo um eterno devedor, e não vendedor, desta misericórdia maravilhosa que um dia também me alcançou.

Em Cristo,
Pr. Marcos Góes

Link: http://marcosgoes.mktnaweb.com/ver_mensagem.php?id=H|2120|70507|132677214249364100

17 comentários:

Mirna Marta Pereira do Nascimento disse...

2012/1/18 Mirna Marta Pereira do Nascimento
A Peleja é do Senhor...


Eu fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, com meu grande poder e com o meu braço estendido, e os dou àquele a quem for justo. Jeremias 27:5.

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. Filipenses 4:19.

Van disse...

2012/1/18 Van G
Isso me lembra quando em pleno Domingo depois de meses de gastos em agendar e anunciar o famoso Kleber Lucas, ele veio a nossa igreja "atrasado" e chegou avisando que tinha que sair na metade do culto pq tinha acabado de fechar com outra igreja em que ia tocar na mesma noite hahaha piada ne? Mas e' verdade.

Igual futebol, primeiro tempo em Westboro e segundo tempo em Everrett hahaha

Mesma coisa quando a Ludmila Ferber se recusou a fazer um congresso em nossa igreja para nao ter problemas com o "G12" pois a coisa ia complicar com o todo poderoso "apostolo"...e so iria vir fazer o congresso se agente aluga-se um teatro para o evento. Entao se voce nao for parte do G12 estaria fora ...piada!

----------

E nosso coração tem que ficar limpo, sem mágoa para agradar nosso Senhor e não ficar contaminado.

Meu querido Vanderley, todos nós passamos por isto e devemos permanecer fiéis.

Um grande abraço, com saudades

Pr. Josimar

2012/1/18 Eladio Alvares disse...

2012/1/18 Eladio Alvares
Wau, que tremendo! muito bom! Deus me tem falado a traves deste comentario (nao para criticar os outros) mas sim para ver a minha vida que muitas veces estamos tentados a cair no "comercio" quando vemos os outros mercadear, mas gracas a Deus por esta Palavra sabia, inteligene, biblica que nos mantem alerta para estar no caminho da Vontade de Deus para continuar exapndindo o Reino dEle. Muito obrigado Deus abencoe Pr. Eladio

Regina Bertoni disse...

2012/1/18 Regina Bertoni
Bom dia JSalum!
Esse é o primeiro e-mail que leio hoje (18) entre os inúmeros que me enviaram, e irei ler durante o dia de trabalho.
Excelente!
O Pr Goes sintetizou tudo neste texto.
Publicaremos na próxima edição de 21.01 no jornal impresso e online.
Um ótimo dia!
Atenciosamente,
Regina Bertoni

Regina Bertoni/Adriana Bertoni
Jornal VOZ das Vertentes
(35) 3864-3614
(35) 9800-4480
(35) 9862-2019
www.jornalvoznet.com.br

Jesser Medeiros disse...

2012/1/18 Jesser Medeiros
Muito bom o artigo escrito pelo Marcos Góes. Entretanto, nos primórdios de sua caminhada quando ele somente cantava, esteve aqui em Itabuna - Ba, e seu comportamento não foi lá muito auspicioso. Não vou entrar nos detalhes - passado é passado - e quero crer que ele mudou sua maneira de ser, levando em consideração o que ele escreveu. Assim como ele, sou do tempo em que os músicos tocavam por amor a Cristo, levando a palavra a todos quantos precisavam ouvi-la. Já carreguei muita caixa na cabeça e aluguei muitos caminhões, cujas carrocerias eram usadas como palco na praça pública para a realização dos cultos ao ar livre. O mais importante nisso tudo é que eu pagava pra fazer isso sem nada receber em troca, que não o sentimento do dever cumprido. Bons tempos que com certeza não voltam mais.

Shalom adonai

CORNELIO disse...

2012/1/18 Cornelio Augusto
É ISSO AI, MANO. MARAVILHOSO E DURO ESTE DISCURSO!!!!!!

JESUS TE ABENÇOE.

CORNELIO

Fulvio Santos disse...

2012/1/18 Fulvio Santos

Muito obrigado,
Ótima meditação..postei no blog de nossa igreja..
Sempre tenho lido suas mensagens e vejo que
Vem de alguém que busca em Deus sempre o melhor..

Pr Fulvio Santos
"A Jesus Cristo seja toda
honra e glória!" I Ped.4:11

Para visitar o nosso blog, clique aqui:
http://batista-betesda.blogspot.com/

Gerson Ortega disse...

2012/1/18 Gerson Ortega
Caro Marcos

Os tempos tem mudado, pessoas mudado, interesses mudado e alguns tentam também mudar o imútavel: os princípios da Palavra...
Janires foi meu amigo também ( tive o privilégio ). Logo que casei ,ele vinha as vezes jantar em casa...não tínhamos cadeiras e mesa de jantar ( casamos sem casa própria, etc ). Sentávamos juntos, tocávamos, ríamos, compartilhávamos...grande homem de Deus e meu amigo ( que privilégio).
Hoje também tenho cds, ofereço-os para os irmãos onde vamos ministrar...como vc disse, não tem nada de errado nisso...
Mas os tempos mudaram, os púlpitos mudaram, os amigos mudaram, mas os princípios da Palavra não mudam, mesmo que queiram assim fazer!
Continuo procurando coerencia de vida e pregação do evangelho, princípios da Palavra...e espero também não querer mudá-los nunca!
Forte abraço
Gerson Ortega

www.gersonortega.com

Brother Costa disse...

2012/1/18
QUEM TRABALHA EM NOME DA COCA COLA SEGUE AS REGRAS DA COCA COLA, QUEM TRABALHA EM NOME DA BOMBRIL, SEGUE AS REGRAS DA BOMBRIL, QUEM TRABALHA EM NOME DE CRISTO, SEGUE DEVE SEGUIR AS REGRAS DE CRISTO, OU SEJA; MATEUS 10:08 / 1° PEDRO 05:02

MATEUS ESCUTOU DE CRISTO QUE DEVERIA FAZER DE GRAÇA E DESCREVEU SOBRE ISSO,
PEDRO USOU A EXPRESSÃO, VOLUNTARIO, QUE É DOAR-SE A SI MESMO,
PAULO FOI MAIS ALEM, DIZENDO QUE NADA COBRARIA PARA NÃO CAUSAR ESCANDALO NO POVO.

DE OUTRA FORMA DESCREVE A PALAVRA, QUE SERÁ TRISTE PARA AQUELE QUE CAUSAR ESCANDALO, OU SERIA MELHOR PARA TAL PESSOA, AMARRAR UMA PEDRA E SE JOGAR NO PENHASCO.

NÃO ACREDITO QUE O SENHOR SE AGRADE DE VENDERMOS SUA PALAVRA, ALGO QUE COPIA O EXEMPLO DE JUDAS.

Valquiria disse...

2012/1/18 valquiria soares
Que artigo maravilhoso, as vezes penso que sou "atrasada" por pensar assim, mas graças a Deus ainda existem pessoas com o verdadeiro espirito de adoração e evangelização. isso me dar animo para continuar na caminhada e ficar firme no que penso....

Valquiria

Jaime Araujo disse...

2012/1/18 Jaime Araujo
Shalom meu irmão!!!
Ah que saudade do Janires e a sua simplicidade. Nem quero comentar sobre a iulantragem de hoje prá não pecar.
Um grande abraço, Jaime

Silvio Silva disse...

2012/1/18 Silvio Silva
bela abordagem, tenho falado muito disso aqui, nem tudo o que e' "gospel" e' santo, alias, nem tudo que tem esse selo "gospel" porque ha um certo legalismo aqui no Nepal, se a musica nao e' gospel, logo=impura, mas existem musicas que expressam a gloria de Deus, mesmo sem citar Ele (como o Livro de Ester...) musicas que falam dos himalaias, na natureza, da perfeicao da criacao, da amizade, de valores nobres como o altruismo, doacao, etc. mas como nao tem o selo "gospel" sao tidas por impuras, enquanto as ditas "gospel" sao santas nao importa o quanto impuras sejam.
Hugs,
silvio

Tatau Lua disse...

2012/1/18 Tatau Lua - Eis-me aqui
Meu amado irmão. Tenha certeza que ainda tem 7000 que não se dobraram.
Eu sei de onde vim e e de onde DEUS me tirou com suas mãos fortes. Quero declarar que amei o que li nesta madrugada
através do seu imail. Que o SENHOR continue te usando sempre. Temos que levar mesmo doa em quem doer essa palavra verdadeira e jenuína.
Quarta feira cheia de JESUS pra sua vida. Fique na Paz...

Tatau Lua..

Viviane Bertassoni Trancoso disse...

2012/1/18 Viviane Bertassoni Trancoso
Muito boa a palavra do Pr. Marcos Góes! Também sou da geração Janires e Rebanhão e acompanhei seu ministério abençoador e sua simplicidade, e talvez Deus tenha o levado tão jovem para poupar-lhe o sofrimento de ver essas aberrações que temos presenciado. É triste ver o nome do Senhor Jesus sendo comercializado através da música, mas cabe a nós, servos sinceros, não compartilharmos com essa "sujeira", e não ir a "shows gospel" e nem comprar CD dessa turma. Deus é justo e não se deixa escarnecer.

Viviane Bertassoni Trancoso

Maine Skelton disse...

2012/1/18 Maine Skelton
Obrigada por compartilhar conteúdo de qualidade..... a Igreja de Cristo no Brasil está precisando dessa palavra norteadora de suas ações!
Que o Senhor lhes abençoe,
Maine Skelton

Samuel Chaves disse...

Deus esta em busca de verdadeiros adoradores.Nunca negociei o meu ministerio;porque Deus sempre foi e sera fiel.Louvo ao meu Deus desde crianca e nunca me faltou nada.Nunca precisei estipular valor para que eu pudesse louvar.Onosso compromisso e com reino de Deus .Vamos em frente ;tem gente esperando por um de nos p/ que levemos as boas novas.Ja temos o pagamento adiantado q/ foi feito la na cruz p/ nosso Jesus. Amado Deus te abencoe e todo esu ministerio.Samuel chaves ;o good good de Deus.

Samuel Chaves evsamuelchaves@hotmail.com

Fatima Laeber disse...

Me convertir há vinte anos passados...

Me lembro, quando nos cultos jovens o Cantor Evangelico Marcos Góes, louvava e adorava a Deus com muita unção..

Hoje gostariamos muito de convidar alguns cantores Gospel, mais os valore pedido são muito fora da nossa realidade.

Nossos missionários são enviados para o campo missionário, onde são perseguidos, maltratados, etccc... prefiro enviar valores para o sustento deles, já que não posso ir, tenho a obrigação de orar, eviar e sustentar, são este três pilares.

Espero que este cantores que vivem neste glamor todo, coloque 10% do valor recebidos pelos trabalhos, na obra missionária, mesmo assim não justifica essa cobrança absurda.

De graça recebemos, de graça devemos retribuir.

Deus não fica devedor a ninguém

Fátima Laeber
fatimamlaeber@hotmail.com