06 setembro 2013

Uma dia-Logos com um amigo que diz no nome: O Meu Deus é Deus!



Um amigo me enviou hoje um torpedo:

Encontramos a felicidade na fé em Jesus Cristo, ao sermos por Deus perdoados e aceitos como Seus filhos. 

Somos felizes, porque não há mais barreiras entre nós e Deus. 

A felicidade não é uma conquista nossa. 

Foi conquistada por Cristo na cruz e concedida a nós de graça por meio da fé. Rm. 4:1-12. 

Seja Feliz hoje e sempre meu irmão.


Perguntei:

Felicidade aparece em qual versão? Na NVI? Na NTLH? 


Ele respondeu:

Davi diz a mesma coisa, quando fala da felicidade do homem a quem Deus credita justiça independente de obras: 

“Como são felizes aqueles que têm suas transgressões perdoadas, cujos pecados são apagados! 

Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa!” 

Destina-se essa felicidade apenas aos circuncisos ou também aos incircuncisos? 

Já dissemos que, no caso de Abraão, a fé lhe foi creditada como justiça. (Romanos 4:6-9 NVI)

A ARC usa o vocabulário Bem-aventurados. 

A NTLH e a NVI usa Felizes, Felicidade. 


Minha resposta:

O conceito felicidade e nossa definição dele é desconhecido no texto bíblico.

Este é um conceito sob a influência do pensamento grego.

Mas vou rever meus conceitos e valores.


Ele indagou sabe-se lê com que intenção:

Sera q Paulo foi influenciado pela filosofia grega para escrever a carta aos Romanos?


Respondi, talvez, na mesma medida:

Por certo que sim!

Mas não há a palavra felicidade no grego bíblico.



Eu explico, se me permite:

O que é felicidade? 

s.f. Característica ou condição de feliz; sensação real de satisfação plena; estado de contentamento; satisfação.

A palavra Μακάριοι que geralmente é traduzida por bem-aventurado de fato sob um vício de pensamento dos "tradutores" mais recentes usando a palavra "felizes", textualmente e segundo o significado em todas as Escrituras significa abençoado, - no sentido de: para ser invejado.

É quando Deus estende seus benefícios (vantagens que Ele confere); abençoados. 

Vem de Makarios ("bem-aventurado") descreve um crente em posição invejável ("sorte") de receber as provisões de Deus (favor) - que (literalmente) estende ("faz por muito tempo, e grande"), Sua graça (benefícios). 

Isso acontece com o recebimento (obedecendo) do Senhor da fé. Por isso, a fé (4102 / Pistis) e 3107 (Makarios) estão intimamente associados (Rm 4:5-7,14:22,23; Ap 14:12,13).

Assim sendo, alguém pose não estar, não tendo ou experimentando satisfação plena, em condição de felicidade ou contentamento e ser plenamente em aventurado e bendito.

Porque a felicidade depende das circunstancias e ser bem aventurado está relacionado com ser.

Bem aventurado SÃO os limpos de coração, os misericordiosos, os pacificadores etc e;

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. 

“Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. 

Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. (Mateus 5:10-12 NVI)


A vez dele:

O elementar é que quem entende de verdade o q Deus fez na Cruz, é FELIZ. As coisas visíveis e o pecado que em mim reside é que me leva a não ser FELIZ. Meu amigo, se a Palavra, LOGOS, estiver em mim, sou FELIZ. SOU FELIZ COM JESUS, SOU FELIZ COM JESUS MEU SEMHOR. Lembra deste hino?


Também insisti: 

Não! Não sou feliz pelo que Jesus fez na cruz, não posso estar contente e satisfeito pelo meu Senhor ter morrido em meu lugar.

Também felicidade depende de circunstancias. Do que temos, como vivemos

Benção, bendito, bem aventurado quem é! Independente se é feliz ou não?

O hino no original não fala de ser feliz.

"It is well! It is well With my soul!" é o que diz o original. Está bem! Está bem com a  minha alma 

Quando a paz, como um rio, atende meu caminho,
quando tristezas como ondas do mar me sobrevem;
qualquer que seja a minha sorte, tu me ensinaste a dizer,
Está bem, está tudo bem com a minha alma.

Está tudo bem com a minha alma,
ela está bem, está tudo bem com a minha alma.

Embora Satanás deve me esbofetear, embora desafios devem vir,
deixe este bendito controle de garantia para minha alma,
que Cristo tem considerado meu estado impotente,
e derramou seu próprio sangue para a minha alma.

 Meu pecado, oh, a felicidade desse pensamento glorioso!
Meu pecado, não em parte, mas todo,
é pregado na cruz, e eu não o carrego mais,
louvado seja o Senhor, louvai o Senhor, ó minha alma!

E, Senhor, vem o dia quando minha fé será vista,
as nuvens serão revertidas como um pergaminho;
a trombeta ressoará e o Senhor descerá,
Mesmo assim, está tudo bem com a minha alma.


Ele:

Se usar o principio humano para definir felicidade, vc está corretíssimo. 

Eu sou feliz, e vc? Rm. 4 me permite acreditar nesta verdade além de tantas outras promessas e a salvação pela Graça. 


Minha vez:

Não existe felicidade em Deus 

Na Sua presença a abundância de alegria 

Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; descanse eu no dia da angústia, quando ele vier contra o povo que nos destruirá. 

Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. 

Deus, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Habacuque 3:16-19 ARC)

Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. 

O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum. Naquele dia, se dirá a Jerusalém: 

Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos. O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. 

Eis que, naquele tempo, procederei contra todos os que te afligem, e salvarei os que coxeiam, e recolherei os que foram expulsos; e lhes darei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados. 

Naquele tempo, vos trarei, naquele tempo, vos recolherei; certamente, vos darei um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando reconduzir os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o Senhor. (Sofonias 3:14-17, 19, 20 ARC)

Meu amigo eu não sou feliz. Felicidade é uma utopia 

Já vivi momentos de felicidade 

Mas hoje sou livre de precisar ser feliz! 


Ele
Precisa então ter um encontro com o Filho de Deus. 


Minha vez
Você está tendo um surto de religiosidade, um ataque do coração - tuas veias estariam entupidas embora seu semblante esteja caiado de feliciano?


Ele (brincando)

Vc precisa ser livre. Se o Filho lhe libertar...

Eu nao disse que eu preciso ser feliz em parte alguma. Estas palavras é do acusador. 

Eu me arrependo e não vou mais incitar em vc o espirito de briga. Seja feliz meu irmão e não permita a tristeza morar em seu coração. 





Nenhum comentário: