13 dezembro 2015

Olhando para o futuro!

Olhando para o Futuro
Pr. Tarcisio Lisboa
12/12/2015

Eu tenho refletido desde o início do ano sobre fracassos e sucessos e tenho entendido que não existem fracassados, mas sim os que desistem.

Quero esquecer o que ficou para trás, e avançar para as coisas que estão diante de mim a fim de alcançar o prêmio. Para falar sobre o que está à frente preciso reconhecer o que é preciso esquecer.

O QUE DEVO ESQUECER

O que é preciso esquecer em sua vida? Na verdade a pergunta é bem específica, não é o que você quer esquecer, é o que você precisa esquecer, e não se surpreenda com as respostas que sua mente te dará nos próximos minutos de reflexão. 

Talvez você possa pensar que precisa esquecer:
  • Sofrimento;
  • Relacionamento que não deu certo;
  • Emprego que não deu certo;
  • Negócio que não foi pra frente;
  • Aquela mágoa que te acometeu porque alguém falou mal de você;
  • Aquele propósito que você não conseguiu cumprir;
  • Esquecer que o pastor não foi na minha casa me visitar este ano;
  • Mais um ano e não se casou;
  • Não entrou na faculdade;
  • E a lista vai só crescendo.
Mas antes de desenvolver alguns pensamentos que o texto nos sugere, quero caminhar contigo em uma reflexão primária: Quantos aqui estão satisfeitos com a vida que tem? Responda: Deus tem sido justo contigo? Quantos aqui acham que estão tendo a vida que merecem? Responda: você acha que merecia mais? Você realizou tudo o que planejou para 2015? Se Sim ou Não está sinceramente satisfeito? É preciso desconstruir um padrão mental onde talvez seus pensamentos estejam te levando a comportamentos e ações nos quais geram uma frustrações e ilusão de que tudo está certo se eu não realizar, mesmo ouvindo o ano inteiro sobre as promessas de Deus em sua vida e algo que lhe está proposto se não der não deu. Primeiro, nada merecemos! Mas tem gente que fica preso a isto, frustrado, e especialmente não deveria acontecer com filhos de Deus. Porque nossa vida não é medida pelo que merecemos, mas pela Graça de Deus. Para entendermos a Graça precisamos dar um outro nome para a Graça. Jesus é o Nome. Quando pensar em Graça, ouvir sobre a Graça, falar da Graça, pense em Jesus. 

O texto trata de algo muito direto e claro: esquecer o que ficou para trás, e avançar para as coisas que estão diante de mim a fim de alcançar o prêmio.

O prêmio não é nada do que geralmente  imaginamos! Principalmente quando ouvimos a palavra prêmio pensamos em tantas coisas menos no que o texto diz. O prêmio é a ressurreição dos mortos! Mas mais que isto: conhecer a Jesus, Seu poder e sofrer por Ele! Se continuarmos lendo o texto em Filipenses 3 Paulo refere-se à religiosidade da época expondo até mesmo seus títulos e habilidade de cumprir a lei para agradar a Deus. Ele disse que era judeu legítimo, mas não se firmou nisto. Ele diz que tudo o que conhecia, e conhecia demais, e da forma que conhecia jogou tudo na lata do lixo a fim de conhecer completamente a CRISTO. 

Ele diz no verso 10. "Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir o seu poder em mim o poder da ressurreição.  "Adiante ele declara que ainda não tinha alcançado o que desejava, mas que continuaria correndo para um Prêmio. Esqueceria as coisas que para trás ficam e avançaria para as que estão a sua frente.

Analisando o contexto ele não está dizendo que deve desprezar suas experiências passadas, mas que não deve mais se apoiar nos comportamentos religiosos nos quais ao rigores da Lei mesmo corretos eram embaraços para a sua caminhada e relacionamento com Jesus. Toda esta bagagem não o permitia conhecer a Cristo assim como ele verdadeiramente é, e nem mesmo experimentar da transformação de Vida e o Poder da Ressurreição. Irmãos, o Poder da ressurreição é o Espírito Santo. 

Paulo experimentou a passagem de uma vida medíocre para a vida nova. POR ISSO ELE DIZ UMA COISA EU FAÇO - isso DENOTA UMA ATITUDE RADICAL, ÚNICA. EXCLUSIVA. Mudança de paradigmas, mudança de atitudes, porque a ideia de viver mais um segundo sem experimentar essa nova vida O levou a agir, a tomar uma decisão e agir. Irmãos, ele não falou! Ele agiu! Depois escreveu!

Você quer perguntar? O que devo deixar para trás? Que tal SEUS VELHOS HÁBITOS E COMPORTAMENTOS INAPROPRIADOS,  AÇÕES QUE ATÉ AGORA NÃO INFLUENCIARAM NA NOVA VIDA QUE CRISTO CONQUISTOU PRA VOCÊ?

Além do que o texto diz, quem sabe deixar de se aconselhar com pessoas que não tem nada a ver com sua vida, deixar de falar mau dos outros ou críticas destrutivas, de ficar pelos cantos chorando e reclamando o tempo todo, ficar contando historinhas que não são verdadeiras, focar em problemas e não na solução, culpar os outros por tudo que acontece com você, e por aí vai!

Esqueço-me das coisas improdutivas e tomo uma atitude, é isso que Paulo está nos transmitindo. Muito mais! O essencial: relacionar com Jesus a cada momento porque eu tenho um alvo e somente com Ele, posso alcançar o alvo. Paulo "pega pesado" no próximo verso: 

15 - Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos pensar assim. E aos que pensam de maneira diferente Deus vai tornar as coisas claras pra vocês.
Isso é muito forte, aqui não tem como alguém ficar de fora! Aquele que entende tome uma ação, e aquele que não entende a hora é agora em que Deus está tornando as coisas claras. Alegro-me em dizer que não  temos como escapar dessa mensagem hoje. Mais forte ainda é no próximo verso onde ele diz chorando que ainda existem muitos pela sua maneira de viver que são inimigos a mensagem da Cruz, ou seja, que não enxergam a mudança de ressurreição que precisam, deixar o velho modo de viver para uma nova vida, pensando somente nos desejos do corpo, como que dizendo:  SE EU ME SINTO BEM ASSIM ME DEIXE ASSIM. RESPEITE A MIMHA ESCOLHA.

Quanto às escolhas nada podemos fazer a não ser escolher. Comportamentos são gerenciados por valores e seus critérios. Valores são formados ao longo da vida e do círculo de influência em que cada um vive. Jesus liberta! Temos que escolher se vamos viver como cidadãos dos céus e em Vida abundante ou se influenciados pela morte e o inferno. Mas essas são as chaves que Jesus tomou da mão do Diabo e nos deu para abrir portas nesta vida. 

Na extensão da nossa vida existem Círculos, Circuitos e Ciclos: 

Círculos - pessoas nas quais te influenciam, círculos de amizades e propósitos;

Circuitos - Experiências vividas, caminhos que você escolhe trilhar.

Ciclos - Fases pelas quais sua vida passa, ou você cresce ou continua o de sempre.

Já conversou com adultos que parecem que não saíram ainda da adolescência? Não romperam o ciclo, voltaram para rabo da fila. É preciso romper para um novo ciclo sempre, não vamos esperar um novo ano no dia primeiro, é hora de romper com antigos ciclos com o que você vai deixar pra trás.

O QUE ESTÁ DIANTE DE MIM

Vamos conhecer então o que está diante de você. Você tem a vida que merece? Você está satisfeito completamente com a vida que tem? Isso pode parecer subjetivo se pensarmos que ninguém tem uma vida plena ou completa de satisfação ou equilíbrio. Porém quero apresentar uma perspectiva de vida que Jesus conquistou que Paulo almejava encontrar.  Lembram que ele fala de Avançar e de alcançar o prêmio? Que prêmio é esse? Já mencionamos antes,  mas mesmo assim muitos vão continuar dizendo que é a Salvação, Galardão, a Morada no Céu. Porém o texto é muito claro, o prêmio é a Nova vida que o Poder da ressurreição nos dá. Jesus disse: Eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.” João 10:10 

Quando você lê esse texto o que você entende sobre Vida Abundante? Algo em quantidade numerosa, Quando se tem além da necessidade? Deixa eu fazer uma outra pergunta para contextualizar: Quantos aqui estão vivendo uma abundância financeira? Ter dinheiro para pagar as contas e ter tudo em dia é ter abundância? Claro que não! É importante ter as contas pagas, mas se você ganha dinheiro só pra isso e não ajuda alguém não está vivendo a abundância, porém o que está diante de você é a oportunidade de ser diferente do que o mundo é... Se você só pensa em você não é abundante. Se você não é generoso você não vive em abundância! Milionários e mais milionários que não compartilham não vivem em abundância!

Quantos aqui tem vivido em abundância nos relacionamentos? Não brigar com a esposa, não ter problemas com as pessoas é ter abundância nos relacionamentos? Claro que não, seu relacionamento sobre amor é permitir que as pessoas te procurem para serem ajudadas por você!  Se você só quer se sentir bem não importando o quanto quer fazer bem aos outros você não é abundante;

Quantos aqui tem vivido uma abundância Espiritual? Vida de oração, cantar uma bela canção, louvar a Deus todos os dias com canções é ter uma vida espiritual de abundância?  Claro que não, se você não ama o teu próximo, não está disponível para a comunhão até com quem não tem afinidade não está praticando o Amor que é a base da relação espiritual, se não ama a quem vê como amará a quem não vê? 

Se sua vida não tem abundância em todas as áreas alguma coisa está errada, sua vida não está COMPLETA.


Vamos novamente para o texto:

Verso 14- “Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.” Filipenses 3:14 NTLH 

Nesta versão a ressurreição dos mortos já acontece aqui enquanto eu vivo a vida abundante para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. Em outras palavras, todo dia eu alcanço a linha de chegada, todo dia eu experimento o poder da ressurreição de Cristo.

E aqui está o ápice da mensagem. Para mim quando dizemos que vivemos dias proféticos entendo que são dias onde os céus estão abertos para uma realidade que só se explica por meio da fé.. Dias onde Deus preparou uma permissiva crise visível para derramar a abundância de Graça sobre nós nesta geração, quando Ele conta com a minha e a sua capacidade de representar o Seu poder neste tempo para influenciarmos muitos através de uma vida abundante.

Paulo diz que corre direto para a linha de chegada logo depois de dizer que não considerava ter alcançado tudo o que queria. O que está mensagem nos hoje para como filhos de Deus?  Precisamos viver o Futuro no tempo que se chama hoje. Correr para a linha de chegada é viver agora a sensação de que Deus já me capacitou para alcançar o objetivo e me ocupar inteiramente com essa premissa de trazer o que está nos céus para a terra, VENHA O TEU REINO, SEJA ASSIM NA TERRA COMO É NOS CÉUS. 

Como são as coisas nos céus?  Os céus são a dimensão de Deus é assim sendo está em todo lugar! ABUNDANTE, TRANSBORDANTE, COMPLETO, PERFEITO. Mas não simplesmente lá nos céus! Dentro de mim! Dentro de você! Porque o Reino dos Céus está dentro de mim e de você! 

Você pode perguntar: Como assim? Jesus disse: “Eu afirmo a vocês que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.” Lucas 10:24 NTLH

O que isso quer dizer? Quer dizer que Abraão experimentou em sua vida peregrina o que estamos vendo? "Porque Abraão esperava a cidade que Deus planejou e construiu, a cidade que tem alicerces que não podem ser destruídos. Foi pela fé que Abraão se tornou pai, embora fosse velho demais e a própria Sara não pudesse ter filhos. Ele creu que Deus ia cumprir a sua promessa. Assim, de um só homem, que estava praticamente morto, nasceram tantos descendentes como as estrelas do céu, tão numerosos como os grãos de areia da praia do mar.” Hebreus 11:10-12

Quero dizer que em tempos proféticos aqueles homens profetas que conhecemos na Bíblia desejaram e viveram o tempo da Graça de Deus. apesar da lei, dos padrões, das formas, das crises, dos prazeres e das dores, porque viram a Jesus! Jesus disse: Abraão viu o meu dia e se alegrou! 

Porém Salomão desejou muito viver nos nossos dias de hoje, por isso ele disse não há nada novo debaixo dos céus, proféticos, um homem que toda a riqueza do mundo ele tinha e subjugava as nações da sua época por causa da sabedoria, até os inimigos paravam para ouvi-lo, viu nossos dias e desejou estar aqui! Jó disse: Sei que meu redentor vive e por fim se levantará! Davi disse: a Tua misericórdia dura de geração em geração, um dia para Deus é como mil anos. O tempo profético é atemporal, Isaias narrou toda via dolorosa... Daniel falou  sobre a queda dos impérios e o avanço do Reino de Deus. Jesus disse que onde estivéssemos ele estaria também.

Se você não se render agora para realizar seu sonho essa jornada não vai ter valido a pena.nVocê pode viver seu futuro hoje criando no seu espírito e na sua mente a certeza do que não se vê e a certeza do que se espera. Toda ordem de Deus para alguém sempre esteve relacionada a uma recompensa e exatamente mediante a fragilidade que cada um tinha:

Abraão- Ação: sai da terra, dos parentes.. Recompensa: Farei teu nome famoso, todas as nações te respeitarão, e seus filhos numerosos...

Moisés: Ação- vá e diga a faraó pra libertar meu povo.
Recompensa: Serei seu Deus e vocês meu povo, darei o melhor da terra, e uma terra prometida;

Davi: Ação: Matou o gigante.
Recompensa: Antes de tudo ele quis saber o que ele teria, casar com a filha do Rei e servir no palácio;

Jesus aos discípulos: 
Ação:se me amares verdadeiramente Guardarei os meus mandamentos.
Recompensa: eu rogarei ao pai e ele enviará outro consolador, onde vocês estiverem que eu esteja também.

Não é feio pensar na recompensa, feio é querer obter uma sem que haja uma ação de obediência. A chave para isso está na ação, no arrependimento, na mudança absoluta dos pensamentos antigos pelos pensamentos de Deus, na mudança de direção hoje, agora, posição, aceitação do Sim de Deus pra tua vida... A Bíblia diz que para todas as promessas nas Escrituras para nós temos o Sim e o Amém de Deus.

Faça uma lista das coisas que você não suporta mais em sua vida, dos comportamentos e pensamentos que não quer mais ter. E ao lado faça uma lista dos seus desejos, isso te fará ter avanço... Superação é Super Ação, além do que já tem se feito, quer resultados diferentes aja diferente a partir de hoje. O que está diante de você? Consegue ver? Existe uma revolução acontecendo, onde diante de você está a Vida Abundante em Cristo Jesus, onde Ele não é somente  o centro, mas tudo! Ele é o teu Projeto, não pra ser aproveitado depois do Juízo, mas para ser vivido agora!

“Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas.” Filipenses 3:21 NTLH

Deus está transformando seu corpo fraco em algo glorioso ele era de carne mas ilimitado e foi isso que ele conquistou para nós, e deu poder para DOMINAR TODAS AS COISAS. Teu cérebro com suas conexões neurais conseguem tomar decisões em milésimos de segundos mais rápido que um piscar de olhos. Suas terminações neurais equivalem mais de 10 milhões de quilômetros de cabos elétricos. Mas todas elas são guiadas pelo Espírito de Deus!  Assim como em instantes você decide se travar para algo que não gosta, decida e experimente neste exato momento uma transformação em sua vida, não precisa passar por processos, simplesmente decida e viva... Porque há o Poder de Deus! Nós somos quem criamos o padrão de dizer que alguém tem que passar por um processo, no REINO DE DEUS NÃO TEM NADA DISSO, VOCÊ PODE PASSAR LITERALMENTE DA MORTE PARA A VIDA. O Reino de Deus opera transformações!




Nenhum comentário: