15 julho 2007

Onde está a Igreja que sonhamos

Por Naama Mendes


Aceitei a Jesus quando tinha uns dezessete anos de idade. Tornei-me um pregador do evangelho nas ruas e praças. Algum tempo depois, após a devida formação teológica, fui ordenado pastor. Desde a minha conversão, tive a nítida impressão de que algo espetacular e maravilhoso envolvia a Igreja que Jesus havia fundado há dois mil anos. Mas, por algum motivo, não conseguia descobrir o que era. Eu tinha um sonho que era compartilhado também pelos meus colegas de seminário e pelos irmãos que me ajudaram no início da minha vida cristã.


Sonhávamos com uma igreja simples, dinâmica, amorosa e alegre. Ela deveria ter uma qualidade de vida cristã capaz de transformar todos os bairros da cidade em que se inserisse. Com o passar do tempo, essa igreja foi tomando forma na nossa imaginação.

Sonhávamos com uma igreja de autênticos seguidores de Cristo, que tivessem o ideal de vida centrado na pessoa de Jesus. Queríamos uma igreja que funcionasse como uma agência de formação de discípulos. Nela, todas as coisas convergiriam para o Senhor. Ela seria acolhedora, e o riso, o amor, a alegria, o respeito, o perdão, a diversão, entre outros atributos e frutos espirituais, norteariam o convívio com os erros e acertos aos quais somos vulneráveis.

Sonhávamos com uma igreja na qual tanto a sua membresia quanto os seus líderes dependessem mais de Deus do que do dinheiro; mais dos modelos de vida cristã do que da retórica; mais da sinceridade do que da manipulação; mais de cristãos comuns do que dos heróis carismáticos. Essa igreja não seria apenas uma anunciadora da mensagem, mas seria, ela própria, a viva mensagem.

Na igreja dos nossos sonhos, as pessoas, ao participarem das reuniões, ficariam tão perplexas diante dos testemunhos, do louvor e da adoração a Deus, que não conseguiriam se calar!

Sonhávamos com uma igreja cujo poder, proveniente apenas do seu Criador, fosse tão grande e impactante que a fizesse capaz de trazer valores do céu para a Terra. E aqui ela poderia vivê-los com toda intensidade e, assim, em função do seu testemunho, seria capaz de influenciar todo o mundo. Transformaria, então, água em vinho, ateus em pregadores, prostitutas em santas, trapaceiros em profetas, humilhados em sábios, e assim por diante.

Depois de mais de vinte e cinco anos atuando como pastor, continuo sonhando com uma igreja genuinamente cristocêntrica; capaz de crescer nos bastidores; florescer no deserto; respirar quando sufocada; enxergar nas trevas; multiplicar-se na aridez; amar os excluídos; e converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais. Ela faria tudo isso no nome que se sobrepõe a todo nome – Jesus.


Será que podemos convocar você, leitor, para se comprometer – de todo o coração, alma e entendimento, amando ao próximo como a si mesmo – usando todo o seu potencial: inteligência, talentos, dons, dinheiro, influência social, e tudo o mais que Deus lhe concedeu, em favor dessa obra? Você já pensou no que poderá acontecer a seus filhos, parentes e amigos, que experimentarem do maravilhoso projeto de vida cujo arquiteto é Jesus?

O Rev. Naamã Mendes é atualmente Co-Chairman do BMNET - Brazilian Ministers Network e pastor na Christ The King Presbyterian Church in Cambridge, Massachusetts, US. Escritor, conferencista e autor do livro Igreja, Lugar de Vida (Editora Betânia), ganhador do prêmio ABEC/95.

Nenhum comentário: