O que você entende por Teologia Contemporânea? João Batista Almeida
A Reforma Protestante surgiu da leitura e compreensão de Lutero da Carta aos Romanos da salvação baseada somente pela Fé e a revolução do pensamento teológico e o meio inovador de se fazer Teologia Protestante no Século XX também surgiu do comentário impactante e inovador da mesma Carta pelo jovem suíço pastor Karl Barth.
Experiência, relatividade, sentimento, e a Bíblia apenas como um livro extraordinário eram as bases do liberalismo teológico do Século IXX que levou seus expoentes a apoiarem a Alemanha na Primeira Guerra Mundial. Enquanto Barth se opôs a esta corrente humanista de seus professores e mentores expressou Deus como um ser Transcendente e Soberano que toca a existência humana e Quem o homem não pode ocupar Seu lugar.
Outros teólogos da Teologia Contemporânea caminharam pela busca de respostas para o ser humano aos assuntos práticos da vida como Paul Tillich e sua Teologia do Ser e a critica da forma e desmitologização de Bultmann sem esquecermos do Pentecostalismo de Seymour e da Teologia da Libertação, dentre outras.
Se usarmos a base fundamentalista e os Credos históricos para julgarmos Barth, algumas de suas convicções serão sumariamente condenadas, como sua compreensão da Bíblia como um documento apenas humano e não inerrante que se torna relevante apenas com a reação, neste caso, se Deus fala ao homem através das Escrituras.
Não se pode julgar a produção do pensamento humano sem levar em conta o contexto e as circunstancias históricas em que viveram estes homens.
Parece que nossos pensamentos serão sempre os resultados de nossas reações, entretanto será especialmente a resposta da Revelação Pessoal de Deus mesmo a cada um de nós. É isto que eu busco quando leio estes homens.
Tentar encontrar onde Deus falou a eles. Onde é o Logos em sua comunicação a eles. E deixar de ser juiz fanático e possessor da Verdade, para ser apenas servo em Amor. Analisar seus textos juntamente com eles ao invés de em minha pobre imaginação mental por causa de seus textos condená-los à fogueira.
Josimar Salum
Nenhum comentário:
Postar um comentário